quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cerveira: voluntários recuperam lar de idosos

Uma verdadeira revolução ganhou vida no lar da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira. Cinco mulheres, entre elas a diretora, organizaram jantares, feiras medievais, feirinhas, restauros etc. O entusiasmo colocado nas atividades extra laborais, sem qualquer remuneração, convenceu grande parte dos 47 funcionários a juntarem-se ao projeto: angariar verbas para dotar o lar daquilo que lhe faz falta. Graças ao seu trabalho voluntário, conseguiram, ao fim de quase dois anos, 22 mil euros.

Com este dinheiro conseguiram responder às necessidades mais urgentes: saída e escadas de emergência e rampas de acesso (que o lar, financiado pela Segurança Social, não possuía), seis camas articuladas, restauros no edifício, pinturas, compra de material para a cozinha, remodelação de casas-de-banho e balneários, etc. “Temos umas instalações muito grandes e antigas, com 30 anos sem obras de restauro”, explica a diretora Mara Rebelo, que revela: “a maior parte dos nossos utentes têm problemas económicos e reformas muito baixas, a rondar os 200 euros. O que pagam à instituição quase que não dá para pagar a alimentação”.

O dinheiro angariado ultrapassou todas as expectativas. “Fiquei surpreendida. Acho que o que não houve até agora foi iniciativa. As pessoas estavam muito acomodadas à situação. É difícil, é a crise, estamos mal e continuamos mal, e ninguém fazia nada”, disse.

Se em quase dois anos conseguiram o suficiente para suprir necessidades mais imediatas, decidiram então começar a angariar verbas “mais como profissionais, com uma estratégia maior”. O objetivo para 2012 é comprar uma ambulância, que rondará os 40 mil euros. E as contas já estão todas feitas. Se uma viagem em ambulância para Viana custa cerca de 39 euros, e tendo o lar 76 utentes, na maioria dependentes. “Só com o dinheiro das viagens conseguiremos pagar o empréstimo da viatura”, conclui Mara Rebelo.

Publicado por Susana Ramos Martins na edição de Janeiro de 2012 do Voz das Misericórdias

Sem comentários: