segunda-feira, 9 de março de 2009

Jorge Fão deputado - Bernardo candidato a Camara?

Todos pensavam que seria o candidato do PS à Câmara de Caminha nas próximas eleições autárquicas, mas, de surpresa, Jorge Fão trocou as voltas aos adversários políticos ao anunciar a sua candidatura como deputado à Assembleia da República nas próximas legislativas.

O actual presidente da Comissão Politica Concelhia caminhense do PS é o número 3 da lista de candidatos apresentada pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Em primeiro lugar aparece Luís Amado, logo seguido de Rosalina Martins, uma repetente nestas andanças. O caminhense Jorge Fão está naquele que costuma ser o último lugar elegível dos socialistas: o terceiro. Recordo que nas legislativas de 2002 o PS elegeu três deputados por Viana do Castelo. E desta vez Jorge Fão acredita que não vai ser diferente, por isso está confiante na sua eleição. “Óbvio, com certeza. Será para mim uma honra, e estou convencido que o partido terá um bom resultado eleitoral que nos permitirá exactamente a eleição do mesmo número de deputados”, declara.
Com a ida para a Assembleia da República, Jorge Fão descarta de vez a possibilidade de voltar a concorrer à Câmara de Caminha. Esperava-se a reedição da luta partidária que opôs o socialista a Júlia Paula Costa (PSD) em 2001, mas essa hipótese parece estar agora posta de parte. “O meu objectivo é exercer as funções de deputado. É essa a minha prioridade”, diz, desfazendo as dúvidas.

Bernardo candidato à Câmara?

Assim sendo, resta saber qual é o candidato que os socialistas vão apresentar à Câmara de Caminha nas próximas autárquicas.
António Bernardo, médico de profissão e que, pelo PS, já foi presidente da Assembleia Municipal de Caminha, é o nome de que se fala. O presidente da concelhia prefere ainda não confirmar, mas também não desmente. Enquanto não é oficialmente avançado o nome do candidato, Jorge Fão sempre vai afirmando que Bernardo “é um grande elemento com que o Partido Socialista tem de contar sempre nas circunstâncias em que necessite de bons elementos/bons militantes para os desafios que temos de enfrentar e para as grandes corridas que queremos ganhar em termos eleitorais”.

Júlia Paula mantém suspense

Quem prefere ainda não abrir os jogo para as próximas autárquicas é a presidente da Câmara de Caminha. Júlia Paula Costa diz ser ainda muito cedo para anunciar se vai ou não recandidatar-se. A actual presidente da Câmara de Caminha diz estar numa fase de execução de obras e “só na eminência da sua boa execução e do bom encaminhamento dessas obras” é que, assegura, vai sentir-se “devidamente à vontade para dizer aos caminhenses “contem comigo””.

Peça publicada por Susana Ramos Martins em O Caminhense em 2005

Sem comentários: