quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rifas com números da lotaria popular saíram caras aos bombeiros de Monção


O presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Monção, Luís Nunes, acredita que alguém pretendeu prejudicar a corporação e denunciou-a à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Os Bombeiros de Monção foram multados por terem utilizado numa rifa própria os números sorteados pela lotaria popular, um direito exclusivo da Santa Casa.
Segundo Luís Nunes, os factos remontam aos Santos Populares de 2008. Então, a secção desportiva dos Bombeiros de Monção venderem cinco mil rifas para angariar dinheiro para a aquisição de material de combate a incêndios. Os vencedores seriam os portadores dos números coincidentes com os da lotaria popular.
Uma primeira série de rifas foi vendida, mas, quando a segunda já estava nas ruas, os fiscais da Santa Casa "surpreendentemente", sublinha Luís Nunes, apareceram em Monção e multaram a corporação em mil euros e o bombeiro que deu a cara pelo processo em 500 euros. O mesmo valor foi aplicado, respectivamente, ao café que patrocinou a iniciativa e à gráfica que fez a impressão das rifas. Tudo somado resulta numa coima de 2500 mais as custas processuais, que os bombeiros também têm de pagar.
O argumento de que o concurso teve a aprovação do Governo Civil de Viana do Castelo, com fins solidários, de nada valeu. No final de 2010, a corporação recebeu a factura, que já começou a pagar em dez prestações mensais.

Publicado por Susana Ramos Martins na edição de 3 de Fevereiro de 2011 do Público

Sem comentários: