sábado, 30 de maio de 2009

Viana do Castelo dá dores de cabeça ao PS e PSD

E o candidato socialista à presidência da Câmara de Viana do Castelo é: ... José Maria Costa.
A Federação Distrital Socialista, liderada por Rui Solheiro, reunida na noite de segunda-feira, dia 25, decidiu terminar com meses de indecisões e incertezas e anunciar o nome do candidato à autarquia da capital do distrito.

José Maria Costa, presidente da concelhia do PS de Viana do Castelo, é também o nome em que Defensor Moura, o actual presidente de Câmara socialista, aposta. De resto, Moura só deixa a autarquia e não se recandidata como independente precisamente porque o candidato é José Maria Costa, há muito o sucessor de Moura.
O ainda presidente da Câmara de Viana do Castelo cumpre agora os últimos meses daquele que, por agora, vai ser o seu último mandato. Em Outubro vai candidatar-se à Assembleia da República em lugar elegível da lista de deputados que o Partido Socialista vai apresentar pelo círculo eleitoral do Alto Minho.
Resolvida a escolha do candidato socialista à Câmara de Viana do Castelo e ultrapassado o braço-de-ferro entre Moura e a Federação Distrital Socialista que avocou a escolha do candidato à Câmara da capital do distrito, agora é a vez do PSD estar a braços com situação idêntica.
Os social democratas (à data do fecho desta edição de O Caminhense) ainda não têm candidato para apresentar nas próximas autárquicas à Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A Comissão Política Distrital do PSD apresentou à Comissão Política Nacional o nome de Francisco Marques Franco para candidato à autarquia da capital do distrito, mas os órgãos nacionais do partido rejeitaram a proposta da distrital, liderada por Eduardo Teixeira.
De acordo com os estatutos, cabe à comissão política concelhia escolher os candidatos a apresentar aos órgãos autárquicos dos respectivos concelhos, mas, tal como aconteceu no PS, também neste caso a distrital do PSD avocou a escolha do candidato alegando que a concelhia tinha excedido o prazo previsto para a indicação de um nome.
Distrital e concelhia social democratas não se entendem quanto ao candidato para disputar a Câmara da capital do distrito com José Maria Costa e com os outros partidos. A concelhia vianense do PSD aposta em Carvalho Martins, o mesmo homem em que os social democratas apostaram nas últimas autárquicas, mas a distrital não aprovou a proposta.
O processo volta agora à estaca zero e o PSD perde tempo e terreno na corrida às autárquicas, em Viana do Castelo, numa situação conjuntural única: Moura abandona a presidência da Câmara e ninguém tem certezas quanto à vitória do candidato em que o PS decidiu apostar. É, portanto, este o momento para os social democratas tentarem reconquistar a presidência autarquia da capital do distrito. Isto se se entenderem, é claro.

Publicado por Susana Ramos Martins em O Caminhense de 29 de Maio de 2009

Sem comentários: