terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Crise reduz ambição de plano de transportes luso-galego

O projecto de criação de uma rede de transporte público transfronteiriça, entre os concelhos raianos do Alto Minho e os seus congéneres da margem direita do rio Minho, vai ser redimensionado. O estudo final já previa que o Mobitrans, Plano de Transportes Públicos no Vale do Minho Transfronteiriço, não seria financeiramente sustentável. A esse dado juntou-se a crise e o adiamento de projectos como as plataformas logísticas de Salvaterra-As Neves e Valença e a ligação Porto-Vigo do TGV, que se esperava serem os grandes impulsionadores do movimento de pessoas nesta fronteira que, segundo o estudo, já é atravessada diariamente por cerca de sete mil indivíduos.

Eurodeputado do PSD garante que há apoio comunitário para desassorear portos de mar

José Manuel Fernandes nota que apoios podem chegar aos 95% dos custos das intervenções reclamadas pelos pescadores

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vila do Conde-Misericórdia compra Palácio Hotel


O Palácio Hotel de Vila do Conde, devoluto há mais de 20 anos, acaba de ser adquirido pela Misericórdia local por 1,5 milhões de euros. O provedor Arlindo Maia quer transformar o edifício, no centro da cidade, a 300 metros do mar e a 250 do rio, num hotel virado para o turismo social. O responsável disse ao PÚBLICO que pretende lançar e ver concluído o projecto em 2012, para poder avançar para obra já em 2013. No total, o investimento deverá rondar os 7 milhões de euros. Há cerca de dez anos também a Câmara de Vila do Conde ponderou transformar o espaço numa pousada da juventude, mas os 500 mil euros pedidos pelo imóvel, que pertencia a um seguradora, fizeram a autarquia desistir.

Publicado por Susana Ramos Martins na edição de 16 de Dezembro de 2011 do PÚBLICO 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Festival de Paredes de Coura mantém-se mesmo com cortes

Semanas de "duras" negociações culminaram num acordo entre a Câmara de Paredes de Coura e a Ritmos para garantir a edição de 2012 do festival de música. Já tem até data marcada: 13 a 16 de Agosto.