domingo, 27 de fevereiro de 2011

Valença e Tui - Separadas apenas pelo rio Minho, cidades querem partilhar equipamentos

"De Espanha, vêm bons ventos e melhores casamentos". Fala quem sabe! José Manuel Sousa, de 58 anos, há 46 que é empregado de balcão de um dos estabelecimentos comerciais localizados no interior da fortaleza de Valença. Por lá, apesar de ser território português, o galego é uma das línguas mais faladas. E isso, garante o comerciante, não é nem novidade, nem surpresa. A relação com os galegos e com a Galiza, que ficam logo ali, do outro lado do rio Minho, é secular e nem a Guerra Civil ou as burocracias da fronteira alguma vez quebraram este "namoro". Uma relação que vai ser finalmente oficializada com a geminação das cidades de Valença e Tui, numa cerimónia oficial marcada para 25 de Março, data em que também são assinalados os 125 anos da ponte internacional que une ambas as margens. É o primeiro passo para a criação da eurocidade tão ambicionada pelas autarquias de ambos os países, Portugal e Espanha.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alerta em Moledo

Uma marginal destruída, um marco de ajuda à navegação desaparecido e um moinho de vento em risco iminente de derrocada. É o balanço dos danos provocados pelo mar na madrugada de ontem na praia de Moledo. Marés vivas aliadas ao forte vento provocaram vagas de dez metros e engoliram parte da duna primária, ameaçando agora as habitações da primeira linha de praia.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vilar de Mouros terá parque temático musical

Ainda não deverá ser este ano que o festival regressa a Vilar de Mouros. O espaço que tem servido de palco ao mais antigo festival de rock no país vai ser transformado num parque temático sobre a música. O projecto é da junta de freguesia e da Câmara de Caminha, que pretendem, desta forma, "rentabilizar" o Largo do Casal.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Misericórdia de Paredes de Coura investe no apoio aos idosos e aos jovens com deficiência



Um centro de actividades ocupacionais para jovens portadores de deficiência e uma unidade de cuidados continuados de saúde vão abrir portas no próximo ano em Paredes de Coura. Os projectos nascem pela mão da Santa Casa da Misericórdia local que, no total, vai investir cerca de 2 milhões e 600 mil euros, co-financiados por Fundos Comunitários.

Paredes de Coura aposta na preservação de flor que só existe na Península Ibérica

Município encomendou estudo ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio-UP) e à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Imagine que é um cidadão chinês, que vive do outro lado do mundo e quer ver narcisos-amarelos (narcissus cyclamineus). Tem duas possibilidades: ou faz uma pesquisa no Google e olha para as imagens encontradas na Net; ou mete-se no avião e vem até à Península Ibérica. É que o Noroeste de Portugal e parte do litoral da Galiza são os únicos locais do mundo onde ainda é possível encontrar esta flor em estado selvagem.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rifas com números da lotaria popular saíram caras aos bombeiros de Monção


O presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Monção, Luís Nunes, acredita que alguém pretendeu prejudicar a corporação e denunciou-a à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Os Bombeiros de Monção foram multados por terem utilizado numa rifa própria os números sorteados pela lotaria popular, um direito exclusivo da Santa Casa.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Parlamento vai discutir diferendo ibérico provocado pelo ferry do rio Minho


O ferry-boat Santa Rita de Cássia, que liga diariamente Caminha e La Guardia, em Espanha, deverá ser tema de discussão na próxima cimeira ibérica. Antes disso, chega à Assembleia da República pela mão do deputado comunista Honório Novo.