quinta-feira, 15 de abril de 2010

Portugal avisa que não vai pagar idas a Tui


Fecho do SAP de Valença faz prever aumento das idas a Espanha. Autoridades portuguesas querem pagar só emergências

O Governo português já está habituado a pagar a Espanha serviços prestados a cidadãos nacionais nas urgências do Centro de Saúde de Tui, na Galiza, através do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Até agora, nunca houve problemas. A partir de agora, pode haver.
Tudo indica que, com o encerramento – das 00h00 às 8h00 – do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Valença, o número de portugueses que optam por passar a fronteira quando precisam de um médico venha a disparar nos próximos tempos. A população local ameaça optar por utilizar aquele serviço, que fica mais próximo e está sempre aberto, em vez de ir ao SUB (Serviço de Urgência Básica) de Monção. Desde o fecho das urgências nocturnas de Valença, no dia 28 de Março, Portugal tem já uma factura para pagar em Tui que rondará os 4200 euros. E este pagamento pode já não ser pacífico.
A Direcção-Geral da Saúde esclarece, num comunicado divulgado na quarta-feira, a propósito da “utilização desadequada” do Cartão Europeu de Seguro de Doença, que os custos não estão cobertos quando “a pessoa se desloca com o propósito expresso de obter tratamento médico noutro Estado-membro”.